Jornal mural na escola

 

 

Estimular o estudante a expressar sua opinião é muito importante nesse mundo em que, cada vez mais, ter uma opinião mostra o nível de aprendizagem de uma pessoa.

Incentivados pela leitura de jornal na sala de aula, oportunizada pelo programa Ler para Saber Mais, a Escola Municipal Alcides Manoel de Medeiros, localizada no bairro Redenção, vem desenvolvendo durante todo o ano atividades com o jornal GAZETA DO OESTE, que por meio do seu programa de leitura estimula estudantes e professores a discutir seu conteúdo, formando assim o leitor crítico.

Estudantes do 4º e 5º ano desenvolvem o projeto “A leitura em diversos gêneros: uma perspectiva de alfabetizar letrando”, sob a orientação das professoras Maria Aila de Oliveira e Maria das Dores Lira.

Segundo as professoras, todas as semanas, elas incluem um dia no seu planejamento para a leitura do jornal.

A partir dessa leitura feita, surgem discussões de forma bem contextualizada, preparando o aluno para a produção textual com base em temas como violência, política, esportes, entre outros.

Até os classificados que o jornal traz são utilizados para resolução de problemas de matemática, além da localização de ruas, de bairros da cidade de Mossoró ou de outras cidades do Estado, cuja atividade é feita na disciplina de Geografia.

Como o objetivo das atividades das professoras é fazer o aluno expressar sua opinião, os alunos do 4º ano também montaram um jornal mural com as notícias que se destacavam no jornal GAZETA DO OESTE durante toda a semana.

Após a leitura, os alunos recortavam e colavam as notícias no mural. Essas matérias jornalísticas eram discutidas entre eles para selecionar as que deviam ir para o jornal.

Uma entrevista semanal também é feita para ser inserida no jornal mural. Tanto entrevistado quanto entrevistador são escolhidos pelos próprios alunos, e são sempre funcionários da escola, pais ou pessoas da comunidade. “Acreditamos que tudo isso contribuiu e está contribuindo para o desenvolvimento de habilidades da linguagem oral, expressão criadora, expressão escrita, além de perder a timidez e de estimular a auto-estima. O programa Ler Para Saber Mais está contribuindo bastante para o desenvolvimento dos nossos alunos porque é uma forma de contextualizar as nossas atividades, com notícias do nosso dia a dia e do nosso contexto social”, diz a professora Maria Aila de Oliveira.

Um jornal para expressar a oralidade

Na Escola Municipal Alcides Manoel, não só a escrita é estimulada. A expressão oral também tem sua vez entre os estudantes.

A professora Ethel Mônica de A. F. Pereira realizou com os estudantes do 9º ano uma atividade queincentiva a expressividade do aluno ao falar em público, combatendo a timidez.

Intitulada de “Jornal Falado”, a atividade busca propiciar o hábito de leitura de notícias diversas, ajudar a desenvolver a leitura atenciosa para expressar posteriormente sua própria opinião e levá-los a participar de atividades em que possam socializar suas ideias.

Segundo a professora, não foram escolhidas páginas específicas para o desenvolvimento da atividade. “Deixamos a escolha dos trechos do jornal livre, cada aluno escolheu três trechos que variaram em todos os cadernos: cidade, política, esporte, polícia, charge, horóscopo, classificados. Todos da edição do dia 6 de novembro de 2012”, disse.

Segundo Ethel Mônica, os alunos se desenvolveram muito bem com relação à oralidade. Apresentaram o jornal de forma espontânea. “Enfrentamos muita dificuldade com o comprometimento dos alunos, com a timidez de alguns, mas no geral, creio que alcançamos parte dos objetivos almejados”, ressaltou.

Jornal falado (sugestão da professora Ethel Mônica)

Tempo: 3 aulas de 50 minutos

  • Organizamos os alunos em semicírculo.
  • Trouxe para a sala de aula jornais, que foram distribuídos entre eles.
  • Escrevi na lousa a seguinte legenda:

Quadrado – pouco interessante

Carinha – interessante

Estrela – muito interessante

  • Orientei para que cada um escolhesse ao menos três trechos de qualquer parte do jornal e classificasse de acordo com a legenda.
  • Estabeleci um prazo para a leitura silenciosa dos trechos: 20 minutos.
  • Ao término do prazo, cada um foi convidado a falar sobre o que leu, o que entendeu do trecho, fazer críticas a respeito do que leu, explicar por que classificou os trechos escolhidos como interessantes ou não, e discutir sobre as problemáticas abordadas nos trechos.
  • Após cada um expressar suas ideias, formamos duplas para apresentar um jornal falado com as notícias que eles escolheram.

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